A Kia conquistou o primeiro lugar* da indústria automóvel no U.S. Initial Quality Study (IQS) 2020 da J.D. Power, com um registo de 136 problemas por 100 veículos.
O sucesso continuado da Kia no IQS deve-se ao facto de ter dois modelos (o Forte e o Soul) entre os dez melhores de toda a indústria automóvel. O Forte (veículo compacto), o Sedona (minivan), o Sorento (SUV médio superior) e o Soul (SUV compacto)** foram considerados os melhores nos respetivos segmentos.
O resultado no IQS 2020 representa, paralelamente, a sexta vitória consecutiva entre as marcas generalistas, o que levou o vice-presidente da J. D. Power para a qualidade automóvel, Dave Sargent, a considerar este “um histórico excecional”.
“Regressar ao número um na indústria automóvel e liderar o U.S. Initial Quality Study da J.D. Power entre tantas marcas generalistas, pelo sexto ano consecutivo, é uma grande honra, mas também um desafio para que continuemos a procurar sermos os melhores”, refere Sean Yoon, Presidente e CEO da Kia Motors North America e da Kia Motors America. “Com quatro vencedores nos respetivos segmentos (e quatro outros modelos entre os três melhores), a filosofia de marca “Dar o máximo” da Kia continua a dar frutos nesse universo extremamente competitivo que é o mercado automóvel”.
O relatório anual analisou respostas de 87.282 inquiridos relativamente a 189 modelos de 26 segmentos. Os veículos foram avaliados de acordo com os critérios de experiência de condução, prestações do motor e da caixa de velocidades e um vasto leque de problemas de qualidade assinalados pelos proprietários.
*Kia Motors em primeiro lugar ex-aequo com a Dodge.
**Forte e Sedona não disponíveis no mercado europeu.
Fonte original: Kia Portugal